O dominó é um jogo muito popular no Brasil e muito fácil de aprender. O seu objetivo é descartar todas as pedras antes dos outros jogadores para ganhar o jogo. Para isso, você terá de combinar as suas peças com as que estão na mesa. 

O jogo tem muita estratégia, mas, primeiro, vamos aprender bem as regras.

Iniciar o jogo de dominó

Aprender a jogar dominó

-O dominó é um jogo com 28 peças retangulares que se chamam pedras. Essas pedras têm números de 0 a 6 indicados nas duas faces (a peça vazia é 0/0). O dominó pode ser jogado com 2 ou 4 jogadores em duplas.

-No início do jogo, todas as peças são misturadas e cada jogador tira 7 pedras. O resto das peças ficam viradas para baixo no cemitério, de onde poderão ser retiradas pelos jogadores mais tarde.

-O jogador que tiver a peça 6/6 deve iniciar o jogo. Caso nenhum dos jogadores tenha esta pedra, deverão ser colocadas as peças duplas maiores (5/5, 4/4 etc). Depois do primeiro jogador colocar a sua pedra na mesa, o jogo segue no sentido horário.

Como jogar na sua vez

Dominó: jogadas possíveis

-Quando chegar a sua vez de jogar, você terá de encaixar uma peça com o mesmo número de uma das duas pontas. Neste exemplo, podemos ver que existem duas soluções: uma ponta com o número 2 e outra ponta com o número 6. 

-Olhando o exemplo, vemos que existem 3 peças que podem ser jogadas. As peças 6/6 e 6/5 para encaixar no número 6 e a peça 2/2 para encaixar no número 2. Depois de encaixar uma peça, o jogador passa a vez.

-Os jogadores podem colocar as peças de forma a fazer curvas para economizar o espaço do jogo. No caso das peças duplas é normal colocá-las perpendicular à ponta, mas não é obrigatório.

-Quando o jogador não tem nenhuma peça para encaixar, ele tem de pegar uma do cemitério até conseguir uma pedra para jogar. Se não existirem mais peças no cemitério você tem de passar a sua vez.

Contagem de pontos

Dominó - Jogar com pontos

-Quando um jogador bate o jogo (fica sem pedras na mão) é o vencedor e vai pontuar com todas as peças das mãos dos adversários. Por exemplo, se um oponente tiver as peças 5/6 (5+6), 3/1 (3+1) e 6/2 (6+2) vai fazer 23 pontos.

-No caso do jogo ficar trancado (nenhum jogador conseguir jogar mais pedras), ganha o jogador que tiver menos pontos na mão. A sua pontuação vai ser igual ao total dos pontos da mão dos seus oponentes.  

Viu, as regras são bem simples. Agora chegou a hora de praticar e nada melhor que jogar contra outros jogadores reais. Jogue dominó online e divirta-se neste jogo muito famoso entre amigos.

Playspace Dominó

Playspace Dominó

Jogar